Os dinossauros estão extintos?

Há aproximadamente 65 milhões de anos atrás acredita-se que um meteorito extinguiu por completo a existência dos dinossauros que dominaram o planeta até então. Eu acredito que no séc. XXI foi o meteorito da nova era de informação que nos atingiu a todos. Mas será que extinguiu os dinossauros dominantes?

No post Social Media: O que mudou nos últimos anos falei de todas as alterações provocadas nos ambientes digitais. Mas qual é o seu verdadeiros impacto para a sociedade?

Comecemos pelo mercado de emprego. Os social media vieram aumentar a variedade de ofertas de emprego. No Facebook é possível receber propostas e notícias de vagas actualizadas ao minuto, e assim encontrar as melhores oportunidades. Os processos de recrutamento estão mais rápidos, existe muito mais competição e a caça ao talento é recorrente. As iniciativas próprias são valorizadas e a criatividade e inovação são factores de selecção, sendo que foram criadas novas profissões em torno dos ambientes digitais que exigem um conjunto específicos de ferramentas.

Passemos pelos meios de divulgação de notícias. Os jornais e a rádio eram os reconhecidos dinossauros. Hoje em dia tiveram de se adaptar à mudança, e a maior parte da informação chega ao mundo inteiro pelas vozes de toda a população, via internet.

Se no século passado a medicina e a advocacia eram os cursos com maior segurança a nível de saídas profissionais, hoje são as profissões associadas à tecnologia que dominam a cadeia alimentar do mercado de trabalho.

A gestão foi, e de certa forma ainda é, o grande pilar das organizações. Mas se antigamente os predadores eram caracterizados por uma boa estratégia de negócios, hoje é necessário uma gestão de recursos eficiente, associada a uma comunicação de excelência para garantir o sucesso.  Não basta marcar a diferença, é preciso saber divulgá-la e dá-la a conhecer. É preciso alinhar cada objectivo comunicacional a um objectivo de negócio.

São várias os exemplos de áreas em que as alterações consequentes do aparecimento da internet e da evolução da tecnologia associada se fizeram sentir. A aldeia global, a diplomacia e o contacto constante entre governos, e dos governos com as suas populações, a sociedade, a forma como as pessoas se relacionam entre si, as suas dinâmicas familiares, mesmo a forma como encontram parceiros e companheiros e demonstram a amizade. A economia e os grandes players, a forma como os gestores de informação, como a Google detém um poder superior e capaz de controlar todas as organizações através do conhecimento. A forma como todas as empresas e infraestruturas dependem da internet para funcionarem. E acima de tudo, a forma como a comunicação se alterou, e está diariamente em constante mutação de canais, meios, técnicas e influências.

Os grandes dinossauros não estão extintos. Muitos deles desapareceram, mas outros conseguiram acompanhar a evolução e mudar as suas características e modos de funcionamento. Contudo, apareceram muitos outros players emergentes, e são esses que devemos acompanhar de perto, ao mesmo tempo que tentamos prever de qual direcção chegará o próximo meteorito.

To do:

Adaptar constantemente à envolvente externa, acompanhar os desenvolvimentos e prever comportamentos, sempre que possível….

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s