A ESCS é uma ervilha?

Fiz checklists sobre Relações Públicas. Fiz checklists sobre organizações. Fiz checklists sobre campanhas de sucesso. Mas nunca fiz listas sobre a minha origem. Sobre a casa onde aprendi o verdadeiro significado de Comunicação Empresarial. Sobre a minha instituição de ensino, a Escola Superior de Comunicação Social. E esta instituição tem muito que se lhe diga. Tem alunos de … More A ESCS é uma ervilha?

Consumir de preferência até 1912

Em RP, não nos adaptamos constantemente só aos públicos, mas acompanhamos as tendências de comunicação. E assim, lentamente, ou nem tanto, várias das ferramentas que utilizamos vão ficando desactualizadas. Se por um lado as tecnologias da informação ocuparam um lugar central na sociedade, e o jornalismo e a profissão de jornalista e a imprensa como … More Consumir de preferência até 1912

#LIVE

Hoje em dia, com a portabilidade dos dispositivos móveis e a constante ligação à Internet, existe uma instantaneidade de reacções a qualquer acontecimento. Uma publicação é suficiente para dar inicio a uma troca de comentário, likes, respostas e visualizações entre milhares e milhares de pessoas. É com esta ideia de integração imediata num fenómeno de … More #LIVE

As Relações Públicas e as Casas-de-banho… públicas!

Não, leu mal! A flexibilidade das RP chega a todo o lado, e as WC não são excepção! Profissionais de extrema criatividade, garanto que os RP são capazes de desenvolver campanhas de sucesso nos sítios mais bizarros, mesmo nas casas-de-banho! Visibilidade garantida com vários minutos de atenção por parte dos utilizadores! Contudo, o post de … More As Relações Públicas e as Casas-de-banho… públicas!

Tácticas, tácticas e depois tácticas

Em Relações Públicas, na procura de um método comum a todos os profissionais e resistente a todos os problemas, surgiu o Plano de Comunicação em 4 etapas. Todos sabem que antes de pensar em tácticas é necessário pensar na estratégia, nos objectivos, com base numa investigação sólida e completa, analisada e estudada. Mas para quê? … More Tácticas, tácticas e depois tácticas

Liberdade e as RP

Como uma disciplina da comunicação, as Relações Públicas não são apenas uma disciplina prática, mas têm a sua base no trabalho e pensamento de muitos autores e pensadores. A obra de Stuart Mill “On liberty”, que trata, tal como o nome indica, da liberdade, dos seus limites e da sua aplicação, tem, não só uma … More Liberdade e as RP

Monitorizar com PRStack

A monitorização em Relações Públicas é um dos processos de maior importância para os profissionais e para as organizações. Importa compreender tudo aquilo que os públicos e stakeholders dizem e pensam sobre uma organização, e a forma como contactam e interagem com a mesma. Os colaboradores, os media, os clientes, a concorrência, são apenas alguns … More Monitorizar com PRStack

Criei uma página no LinkedIn. E agora?

O LinkedIn é um dos social media mais importantes para as relações públicas e para o mercado profissional no geral. O principal objectivo é precisamente desenvolver uma rede de contactos profissionais e participar numa partilha de conteúdos focados nas profissões e nas organizações, nomeadamente ao nível das ofertas e procuras de trabalho. As páginas pessoais … More Criei uma página no LinkedIn. E agora?

Social Media: O que mudou nos últimos anos

Ao longo dos últimos anos foram vários os desenvolvimentos tecnológicos que causaram um impacto enorme na sociedade. O ritmo de aparecimento e desenvolvimento da tecnologia ultrapassou qualquer outro período histórico, e as alterações dos ambientes digitais influenciaram e moldaram importantes aspectos da vida politica, económica e social (tema abordado no post: Facebook, adeus? ) Os social … More Social Media: O que mudou nos últimos anos